Results for 'Maria da Conceição de Almeida Moura'

1000+ found
Order:
  1.  9
    A função docente na Sociedade do Conhecimento.Maria das Graças Vieira, Iracema Campos Cusati & Fernanda Matos de Moura Almeida - 2014 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 3 (1).
    Nos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. O novo século iniciou mitificado como a nova era, em que os avanços são tão acelerados que o futuro se torna, de certa forma, desconhecido. O mundo depara-se com uma nova forma de ver o tempo, o poder, o trabalho, a comunicação, a informação, as instituições e, especialmente, a educação e a função docente, foco da reflexão neste trabalho. A abordagem propõe a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Ensaios de complexidade 3.Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.) - 2013 - Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Edgar Morin: conferências na cidade do sol: Natal/Brasil (1989-2012).Maria da Conceição de Almeida Moura, Mônica Karina Santos Reis & Fagner França (eds.) - 2019 - Natal: EDUFRN.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Felicidade, satisfação com a vida e com a democracia no Brasil: 2017/2020.José Antonio Ribeiro de Moura, Everton Rodrigo Santos, Sueli Maria Cabral & Honor de Almeida Neto - 2022 - Aletheia 55 (2):144-166.
    Este artigo tem como objetivo principal investigar a relação existente entre a percepção da felicidade dos brasileiros, sua satisfação com a vida e a satisfação com o regime democrático no período de 2017 a 2020. Nossa hipótese de trabalho postula que o declínio da felicidade e da satisfação com a vida, de uma forma geral, guarda relação de associação com a satisfação com a democracia e suas instituições. Assim, o artigo sugere que felicidade e democracia no Brasil são duas variáveis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Presenças do Estoicismo no curso aristotélico jesuíta conimbricense.Maria da Conceição Camps & Mário Santiago de Carvalho - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (46):349-374.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    A problemática do surgimento da vida humana no Comentário Jesuíta Conimbricense ao “de Anima” de Aristóteles.Maria da Conceição Camps - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (37):187-198.
  7.  39
    “The Pleasures of seeing” according to Manuel de Góis’ Coimbra Jesuit Commentary on De Anima.Maria da Conceição Camps - 2015 - Quaestio 15:817-826.
    According to Manuel de Góis the sensitive knowledge is the only source of the intellective knowledge, when the soul is united with the body. Among the external senses, vision plays the main role. Visual images are the principal source of the intellective knowledge. The pleasure of knowing is sourced also in the pleasure of seeing that expresses the beauty, the harmony and the variety of nature and points to the intelligibility and goodness of the Creation.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A Visão do Jornal" O Estado de S. Paulo" sobre a Política Educacional do Governo JK (1956-1961).Maria da Conceição Dal Bó Vieira - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Efeitos da corporate governance no setor público: o caso dos municípios portugueses.Maria da Conceição Da Costa Marques - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 17 (6):1-7.
    Neste artigo vamos caraterizar a governação pública da área autárquica, traçando uma perspetiva da sua evolução em Portugal.A Corporate governance tem merecido uma crescente atenção desde há uns anos a esta parte, incorporando um conjunto de regras e procedimentos que têm como objetivo otimizar o desempenho de uma organização, com observância de princípios como a transparência e a responsabilização.As políticas públicas e a administração pública em geral são cada vez mais influenciadas por princípios e procedimentos próprios do setor privado, sendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    O visível e a visão no Manuscrito 2399 atribuído a Pedro da Fonseca: nota de investigação sobre o capítulo VII do livro II do comentário ao ‘De Anima’ de Aristóteles.Maria da Conceição Camps - 2013 - Revista Filosófica de Coimbra 22 (44):387-396.
  11.  9
    Gregório de Nissa e Tomás de Aquino: o surgimento da vida humana.Maria da Conceição Camps - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (49):145-156.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    A questão da imortalidade da alma intelectiva individual segundo Baltasar Álvares e Francisco Soares Lusitano.Maria da Conceição Campos - 2015 - Revista Filosófica de Coimbra 24 (47):123-148.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Bode Francisco Orelana: uma representação humorística da intelectualidade brasileira entre patrulhas ideológicas, autocensura e odarização.Maria da Conceição Francisca Pires - 2007 - Topoi. Revista de História 8 (14):114-145.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    [Recensão a]Pasquale Porro, Tommaso d’Aquino. Un profilo storico‑filosofico.Maria da Conceição Camps - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (46):503-508.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    The immortality of the intellective soul: the fundamental of Jesuit Coimbra anthropology.Maria da Conceição Camps - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (50):353-366.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Pessoas constituindo-se como sujeitos sociais na apropriação de práticas de numeramento.Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca & Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    Neste texto, discutimos disposições teórico-metodológicas do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN), na busca de compreender os modos como pessoas, em suas singularidades, mas como sujeitos sociais, se apropriam de práticas matemáticas, tomadas como práticas discursivas. A pesquisa, a formação docente e a atuação do GEN em contextos educativos diversos inserem-se nos campos da Educação Matemática e do Letramento, pois buscam conhecer sujeitos da Educação (crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas), que, vivendo em sociedades ‘grafocêntricas’ e ‘quanticratas’, movidos por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    Mediação Teoria e Práxis e a Formação Continuada.Rafael Carlos Queiroz, Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:98-119.
    Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, tomamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  46
    Práxis e educação em Gramsci.Maria das Graças de Almeida Baptista - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 181.
    O presente trabalho tem por objetivo apontar a práxis como condição pedagógica necessária à educação em Gramsci. Nesse sentido e à luz do referencial gramsciano, busca-se analisar algumas das contradições constitutivas do fazer educativo e ressaltar a práxis na superação dessas contradições, situando a Universidade como lócus privilegiado de construção dessa condição pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Reforma do pensamento e extensão universitária.Maria da Conceição Xavier de Almeida - 2013 - In Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.), Ensaios de complexidade 3. Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Os valores da previsão E do medo para a pandemia da covid-19: Uma reflexão a partir de Hans Jonas.Lenise Moura Fé de Almeida - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):43-50.
    Este artigo apresenta de modo ensaístico e embrionário, algumas reflexões acerca dos valores da previsão e do medo na filosofia jonasiana como valores necessários, ou ao menos desejáveis, para as ações governamentais diante de uma ameaça ao futuro da humanidade. Para isso, propomos um paralelo entre a realidade pandêmica atual e a filosofia de Hans Jonas, desenvolvendo em seguida sua concepção sobre tais valores. Nossas conclusões apontam de modo provocativo para aquilo que as futuras vítimas fatais da Covid-19 esperam hoje (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  33
    O princípio responsabilidade, a esperança em Ernst Bloch E o orgulho nacional: Uma simétrica oposição entre a heurística do medo em Hans Jonas E a esperança social em Richard Rorty.Lenise Moura Fé de Almeida - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19.
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  37
    Editorials.Isabelle Choinière, Cristina Miranda de Almeida, Carlos Augusto Moreira da Nóbrega & Maria Luiza P. Guimarães Fragoso - 2015 - Technoetic Arts 13 (1-2):3-13.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Competência Em Informação e Os Desafios Para a Sua Democratização.Maria da Graça Gomes Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):144-156.
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação para a informação em diferentes contextos e etapas da vida humana, com vistas à consolidação da aplicação prática e democratização da competência em informação na sociedade brasileira, que, ainda, carece de atenção e novos esforços. Apoiadas na literatura da Ciências da Informação e áreas afins, a exemplo de Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) e Le Boterf (2000, 1982), as reflexões apresentadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Justiça como Equidade e a Família Contempor'nea: Uma Análise a cerca das Contribuições da Teoria de John Rawls para o Reconhecimento da Pluralidade Familiar.Beatriz Ferreira de Almeida & Maria Dos Remédios Fontes Silva - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):266.
    O artigo propõe uma análise acerca do reconhecimento de formas atípicas de família, a partir de contribuições extraídas da teoria da justiça como equidade de John Rawls. Apresenta a concepção de Rawls acerca da família, desenvolvida após as contribuições de Susan Okin. Expõe a evolução do conceito de família nas sociedades ocidentais até chegar à noção contemporânea de entidade familiar. Reflete acerca das contribuições que podem ser extraídas para o campo jurídico-dogmático. Conclui pela interpretação ampla do textoconstitucional e pela necessidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Complexidade, ciências da vida e formação em saúde.João Bosco Filho & Maria da Conceição Xavier de Almeida - 2013 - In Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.), Ensaios de complexidade 3. Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Filosofia e Formação.Maria Cecilia Pedreira de Almeida & Priscila Rossinetti Rufinoni - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Este trabalho tem por propósito fazer uma análise sobre o valor formador da filosofia, apresentando o quanto esta disciplina pode contribuir para a formação integral dos estudantes, e ainda como o PIBID – o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, se insere nesse projeto formativo, não apenas preparando futuros docentes, mas contribuindo também para a formação de futuros pesquisadores que integrarão os Programas de Pós-Graduação em Filosofia. A pesquisa foi elaborada com dados de dois anos de subprojetos da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Relações sociais entre a mulher idosa e a família em São Tomé e Príncipe: política e cultura em debate.Maria Imaculada Fernandes De Almeida & Alexandre António Timbane - 2022 - Odeere 7 (1):126-144.
    Todas as sociedades possuem uma cultura que dita as regras de ser e de estar em sociedade. A cultura é uma das práticas mais importantes da afirmação da identidade de um povo. As culturas mudam à medida que a sociedade se adapta aos novos modelos de vida. Em muitos casos, o que provoca mudanças é o contato entre povos fazendo com que um grupo assimila práticas do outro. A pesquisa visou compreender a problemática da violência contra as mulheres idosas em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Efeitos da prática de yoga sobre a qualidade de vida de participantes do programa de extensão universitária “yoga: awaken one”.Poliana Coelho Barbosa, Danilo França Conceição dos Santos, Mateus Mota Pereira, Aline de Jesus Santos, Crislane dos Santos de Brito, Djalma Pereira Santana, Lucimara da Cruz Souza, Teresa Maria Bianchini de Quadros & Alex Pinheiro Gordia - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 30 (30):261-274.
    O ingresso na universidade acarreta mudanças na vida dos estudantes universitários, fato que pode levar à adoção de hábitos não saudáveis que podem resultar em impactos negativos na saúde e na qualidade de vida (QV) desses jovens. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da prática de Yoga na QV de estudantes universitários participantes do programa de extensão universitária intitulado “Yoga: Awaken ONE”. O estudo caracterizou-se como pré-experimental, do tipo antes e depois. Os participantes foram submetidos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Masculino/feminino: tensão insolúvel: sociedade brasileira e organização da subjetividade.Maria Isabel Mendes de Almeida - 1996 - Rio de Janeiro: Rocco.
    Maria Isabel Mendes de Almeida mergulhou na tarefa pesada de trabalhar a questão da subjetividade humana, elaborada de maneiras distintas por autores como Rousseau, Tocqueville, Simmel, Weber, Sérgio Buarque de Hollanda, Paulo Prado, Gilberto Freyre e Ant.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  44
    Vozes da virtude: Moralidade, religião E sociedade em Bayle E Rousseau.Maria Cecilia Pedreira de Almeida - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:219-232.
    The aim of this paper is to analyze the similarities and differences between Bayle and Rousseau especially regarding the question of the necessity of religion and political consequences for society.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Visão liberal da sociedade e globalização: o papel da educação no sistema econômico capitalista.Maria de Lourdes Pinto de Almeida - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 159.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Darwinismo neural: Uma extensão metafórica da teoria da seleção natural.Ana Maria Rocha de Almeida & Charbel Niño El-Hani - 2006 - Episteme 11 (24):335-356.
    O Darwinismo Neural explica o funcionamento do sistema nervosocentral com base em um processo de seleção populacional de gruposneuronais. Três características são compartilhadas entre DN e a teoria daseleção natural: repertórios variados de elementos, cuja fonte de variaçãonão está causalmente relacionada a eventos subseqüentes; interaçãocom o ambiente, permitindo a seleção de variantes favorecidas; e reprodução diferencial e herança de características das variantes.Interpretado como uma forma de epistemologia evolucionista, DN podeser incluído no programa da epistemologia evolucionista de mecanismos, como entendido por (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Entre a excesão e a Democracia. Um campo possível a Construcão de uma esfera pública marcada por diálogos impertinentes.Maria Helena Tenório de Almeida - 2012 - Astrolabio 13:424-432.
    O presente texto baseia-se na perspectiva de Hannah Arendt para quem o acontecimento é o lugar onde o pensamento nasce. Com base nesse princípio, investiga ações e práticas em cujo entrecruzamento vão surgindo novos atores ou sujeitos que, a partir do campo mesmo do opositor, disputam o espaço da cidade numa espécie de «profanação dos lugares luminosos da cidade» (Santos, 1996), no sentido de retirá-los da esfera do sagrado (Agabén, 2006) e restituí-los ao uso comum «dos homens ordinários».
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Sociohistorical Analysis of Normative Standards of Masculinity in the Pandemic of COVID-19: Impacts on Men’s Health/Mental Health.Anderson Reis de Sousa, Wanderson Carneiro Moreira, Thiago da Silva Santana, Isabella Félix Meira Araújo, Cléa Conceição Leal Borges, Éric Santos Almeida, Magno Conceição das Mercês, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Jules Ramon Brito Teixeira, Luciano Garcia Lourenção, Nadirlene Pereira Gomes, Evanilda Souza de Santana Carvalho, Álvaro Francisco Lopes de Sousa, Lílian Conceição Guimarães de Almeida, Larissa Vanessa Machado Viana & Álvaro Pereira - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    ObjectiveThis study aims to analyze sociohistorically how the normative patterns of hegemonic masculinity produced impacts on men’s health/mental health in the context of the COVID-19 pandemic.MethodsA qualitative study from a socio-historical perspective was conducted with 50 men based on an online survey. A semistructured form was applied. The data were analyzed by the Collective Subject Discourse method, interpreted in the light of the context of epidemic disease and hegemonic masculinity.ResultsThe experience of the pandemic exposed the normative patterns of masculinities from (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A tolerância e sua medida em John Locke e Pierre Bayle.Maria Cecília Pedreira de Almeida - 2010 - Princípios 17 (27):31-52.
    Resumo : Os escritos de John Locke e Pierre Bayle sobre a tolerância contribuíram decisivamente para a formaçáo do discurso filosófico sobre aquele conceito, que será amplamente divulgado no século XVIII. A doutrina de Locke afirma que o indivíduo tem certos direitos, que estáo intrinsecamente relacionados com a sua liberdade e devem ser respeitados pelo Estado. Bayle também foi um defensor da tolerância, exaltando a liberdade de consciência do indivíduo. No entanto há divergências entre estes dois pensadores: Locke propõe limites (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Authoritarian personality, antidemocratic behavior, and ethnocentrism in Brazil.Mônica Guimarães Teixeira do Amaral, Marina Pereira de Almeida Mello & Maria da Glória Calado - forthcoming - Educational Philosophy and Theory.
    Inspired by the Studies on authoritarian personality and based on contemporary research on authoritarianism in Brazil, we will analyze the construction of the idol aura surrounding former president Bolsonaro, which allowed the far right to be elected and remain in power until the last elections in 2022. We see his rise as mostly due to the digital violence that largely benefited his campaign and was directed against the block of left-wing candidates. So as to clarify this issue, we will revisit (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas.Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.) - 2012 - Recife: Editora Universitária UFPE.
    Este livro é uma homenagem aos professores Edmilson Borborema, Esman Dias e Marli Hazin, do Departamento de Letras da UFPE, das áreas de língua, literatura e língua inglesa Para que a obra tivesse o ar acadêmico eclético desses professores, ela conta com artigos de linguística e de literatura, tanto em português quanto em língua estrangeira, trazendo temas diversos dessas áreas, agrupados em três eixos- ensino de línguas, leitura e produção de texto e literatura Essas duas áreas não são tratadas só (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A Biblioteca da Educação de Lourenço Filho: Uma Coleção a Serviço de um Projeto de Inovação Pedagógica-Lourenço Filho Education Library: A Collection in the Service of a Pedagogic Innovation Project.Marta Maria Chagas de Carvalho & Maria Rita de Almeida Toledo - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  29
    O Direito à Saúde: uma análise com Comunidades Quilombolas baianas.Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Ilzver de Matos Oliveira, Claudio Bispo de Almeida & Ricardo Franklin de Freitas Mussi - 2023 - Odeere 8 (1):322-339.
    A concretização do direito à saúde deve ser viabilizada pelo Estado, com foco na efetivação das políticas públicas para garantia da implantação e funcionamento dos serviços demandados pelos respectivos grupos populacionais. Destarte, essa escrita objetivou analisar como o direito à saúde é contemplado em comunidades quilombolas de uma região geográfica baiana. Metodologicamente enquadra-se como de abordagem qualitativa, com informações obtidas por meio de entrevistas estruturadas (sobre a infraestrutura e/ou serviços públicos de saúde) desenvolvidas com as representações das Associações de Moradores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Estratificação do risco cardiovascular em cadeirantes jogadores de basquetebol.Kelen Cristina Estavanate de Castro, Ana Clara Garcia Guimarães, Guilherme Junio Silva, Marconi Guarienti, Maria Georgina Marques Tonello, Olímpio Pereira de Melo Neto, Karine Cristine de Almeida & Daniel dos Santos - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Objetivou-se estratificar fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) em dez anos em jogadores de basquetebol em cadeiras de rodas. O percentual de risco cardiovascular foi estratificado pelos escores de Framingham (ERF) e de Risco Global (ERG). Dos treze jogadores avaliados, 38,46% apresentava sobrepeso e obesidade e 77%, alterações na porcentagem de gordura corporal e na circunferência abdominal. O ERF identificou 15,38% dos jogadores com risco intermediário para desenvolvimento de DCV e pelo ERG, 15,4% dos homens apresentava risco intermediário, 7,7% (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  78
    Filosofia e História da Biologia.Antonio Carlos Sequeira Fernandes, Ricardo Pereira, Ismar de Souza Carvalho, Débora de Almeida Azevedo, Fernando Dias de Avila-Pires, Gerda Maísa Jensen, Maria Elice Brzezinski Prestes, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, Lourdes Della Justina & Ana Maria de Andrade Caldeira - 2010 - Filosofia 5 (1).
  43.  22
    Design and Implementation Factors for Performance Measurement in Non-profit Organizations: A Literature Review.Fernanda T. Treinta, Louisi F. Moura, José M. Almeida Prado Cestari, Edson Pinheiro de Lima, Fernando Deschamps, Sergio Eduardo Gouvea da Costa, Eileen M. Van Aken, Juliano Munik & Luciana R. Leite - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Purpose: Performance measurement systems (PMS) in Nonprofit Organizations (NPOs) are more complex than in for-profit organizations. NPOs have an orientation towards social mission and values, and they consider not only organizational efficiency and viability, but also the social impact of the organization. This research provides a comprehensive synthesis of PMSs in NPOs. Design/methodology/approach: Using a literature review, supported by bibliometric and network analyses. A paper set of 240 articles related to this research field is examined. Topics that are the most (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  83
    “Return” and Extension Actions After Ethnobotanical Research: The Perceptions and Expectations of a Rural Community in Semi-arid Northeastern Brazil.Ulysses Paulino de Albuquerque, Luciana Gomes de Sousa Nascimento, Fabio José Vieira, Cybelle Maria de Albuquerque Duarte Almeida, Marcelo Alves Ramos & Ana Carolina Oliveira da Silva - 2012 - Journal of Agricultural and Environmental Ethics 25 (1):19-32.
    The scientific community has debated the importance of “return” activities after ethnobiological studies. This issue has provoked debate because it touches on the ethics of research and the relationships with the people involved in these studies. This case study aimed to investigate community perception of an ethnobotany research project that was carried out in the semi-arid region of northeastern Brazil. Furthermore, we reported how the residents of this rural community felt about participating in the activities of “return” that arose from (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Governança global no setor saúde: mudanças na “ordem mundial”, na arena internacional e impactos na saúde.Celia Maria de Almeida - 2020 - Astrolabio: Nueva Época 24:80-124.
    Este artigo se propõe a discutir a governança global no setor saúde a partir da análise do contexto de emergência deste e de outros termos correlacionados —saúde global, governança da saúde global (ou governança global para a saúde), diplomacia em saúde ou diplomacia em saúde global. O referencial teórico utilizado é a análise de políticas públicas, a partir da premissa que tanto as políticas domésticas, incluída a política externa, quanto as políticas internacionais são consideradas políticas públicas, uma vez que articulam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  29
    Cultura política e a cultura visual: aproximações teóricas e metodológicas - doi:10.4025/dialogos.v18i2.837.Maria da Conceição Francisca Pires & Sergio Luiz Pereira Silva - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  42
    Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento.Ana Maria Rocha de Almeida & Charbel Niño El-Hani - 2010 - Scientiae Studia 8 (1):9-10.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  85
    Ceticismo e religião no início da modernidade. A ambivalência do ceticismo cristão.Luciana Maria Azevedo de Almeida - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):601-608.
    Montaigne, no "De l'art de conferer", discute critérios que permitem distinguir os homens segundo suas capacidades (suffisances). A "maneira" de discursar ocupa o centro desta questão e entre suas qualidades se destaca a "ordem", que nos é apresentada, sobretudo, a partir dos desvios da "tolice" (sottise) e "obstinação" (opiniastreté), símbolos do dogmatismo e de uma errônea lide com os saberes que se apoiam na memória. Procura-se mostrar que a ordem se funda na assimilação e penetração do julgamento nas matérias que (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  29
    Ceticismo e religião no início da modernidade. A ambivalência do ceticismo cristão.Luciana Maria Azevedo de Almeida - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):601-608.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  47
    Abuso sexual intrafamiliar na perspectiva das relações conjugais e familiares.Maria Aparecida Penso, Liana Fortunato Costa, Tânia Mara Campos de Almeida & Maria Alexina Ribeiro - 2009 - Revista Aletheia 30:142-157.
    Esta pesquisa qualitativa buscou ampliar a discussão sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes perpetrado pelo próprio pai. Os sujeitos foram 4 famílias com crianças de 3 a 9 anos e uma adolescente de 13 anos. Os instrumentos: observações das interações e diálogos ocorridos durante o Grupo..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000